17 de junho de 2009

Vivíssima Língua


Hellaydo Jean disse:

Vernacularmente incrível este novo post, prezado Luciano. Parabéns!

Como pode, hein…? A alguns é dada tamanha capacidade de se expressar pelas palavras e a outros não? Peraí… eu falei “é dada?” Ou seria “é conquistada”?

Como quem anda ou sorri, eu distribuo um poema do Paulo Leminski, coerente com nossa bela língua (também culta; e inculta):

O assassino era o escriba

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.”

Saiba sobre qual post eu comentei em Língua Viva.
Origem da imagem utilizada: http://kmn.zip.net/index.html

14 de junho de 2009

Indicação de leitura para o equilíbrio interior


Compartilho a entrevista que ouvi e sugiro a leitura do blog (detalhes abaixo), sobre a entrevista de Fabíola Cidral com o psiquiatra José Angelo Gaiarsa, que sugere a inserção de mais diálogos em nossas relações pessoais e interpessoais, de mais olho no olho, mais coerência de palavras, de gestos e de ações. Você vai descobrir que observar-se do alto, exteriorizar-se, pode ser bom. Para facilitar, poderá usar como recurso uma filmadora.

Leia, tire suas conclusões e faça suas reflexões.


Hellaydo Jean
http://hellaydo.blogspot.com
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Ensinamento para o dia-a-dia: cuidado com a cegueira!!!!

Dom, 14/06/09 por Fabiola Cidral | categoria Agenda básica, Frase da semana | tags , ,

“Dois terços dos diálogos do mundo são na verdade monólogos. A pessoa está falando com o outro que não está muito aí e quando o outro responde muitas vezes não tem nada a ver com o que o outro falou”

J. A. Gaiarsa

Sem perceber fazemos isso todos os dias e várias vezes. No trabalho, em casa, na rua, na vida. Na entrevista de Gaiarsa neste sábado no Caminhos (para ouvir na íntegra clique aqui) ele falou da importância de observar os gestos, olhares, posturas num diálogo. Assim fica mais fácil compreender o que o outro quer dizer e não consegue ou que muitas vezes nem sabe que sente porque está inconsciente. E para clarearmos nossa inconsciência, o psiquiatra dá uma dica fantástica. Peça para alguém te filmar no dia-a-dia, nos diálogos, nas relações. Depois assista e estude cada gesto seu e entenda os seus verdadeiros sentimentos. “Esta é a melhor e mais barata terapia do mundo”, diz Gaiarsa. Algo eu posso relatar aqui. Trazendo isso para o rádio, digo que quando ouço as gravações do Caminhos para editar é um mergulho no auto-conhecimento. Fico doida da vida com algumas atitudes minhas e fico me perguntando porque eu fiz isso? É o primeiro passo de um longo caminho para mudar, crescer, melhorar.


Em meio a inconsciência coletiva, a luz das flores…

Sáb, 13/06/09 por Fabiola Cidral | categoria Agenda básica

Os Caminhos Alternativos deste sábado, dia 13 de junho, começa falando sobre a cegueira que não nos deixa ver o mundo e nos faz apenas tropeçar nas palavras num bate-papo com José Angelo Gaiarsa, depois traz uma receita de vinagrete de quinua com azeite de pimenta, e fecha com a arte milenar japonesa da ikebana. Caminhos para quem busca se conhecer, viver com mais saúde e ter mais harmonia.

Para ouvir o programa completo acesse AQUI.

As dicas e os caminhos você acompanha abaixo:

INCONSCIÊNCIA COLETIVA

O psiquiatra J.A Gaiarsa conversou conosco sobre o tema do seu mais recente livro “A inconsciência coletiva”, da editora Ágora. Custa em média R$ 50.

(...) continue lendo em Caminhos Alternativos.

Download do áudio:
caminhos_090613.mp3 (MP3 Format Sound, 47.8 MB)

11 de junho de 2009

Protesto contra os hoaxes e seus remetentes


Senhoras e senhores,

Fiquem à vontade para fazer uso da mensagem que preparei (vide a seguir), para usar como resposta em situação específica.

Incrivelmente ainda há quem encaminha mensagens deste tipo.

Caro amigo(a),

É interessante sermos criteriosos ao encaminhar mensagens para nossas listas de e-mails. Digo isso porque ainda é muito comum ver circular através de e-mails (e contribuir para sua perpetuação), alguns boatos. Hoje mesmo recebi uma mensagem desta espécie.

Em meio a tantas informações disponíveis na Internet, precisamos exercitar melhor nosso senso crítico. SEMPRE questionar a fonte e legitimidade de tudo que se lê ou vê.

Para saber mais:

Esta foi uma modesta colaboração por uma Internet com menos lixo e mais "conteúdo".


Cordialmente,


Hellaydo Jean.


7 de junho de 2009

Ditos Informáticos


Na ausência de inspiração para criar

Sugiro a leitura do texto a serguir

Para não deixar nesse blog

Traça procriar


  • Quem com vírus infecta, com vírus será infectado!
  • Mais vale um arquivo na mão do que dois baixando?
  • A pressa é inimiga da conexão!
  • Não há nada como um clique após o outro!
  • Ruim com seu micro, pior com o meu!
  • Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla!
  • Dedo mole em tecla dura, tanto bate até que acostuma!
  • Clicar e teclar, é só começar!
  • Clique onde eu digo, não clique onde eu clico!
  • Diga-me qual a sala de chat que você freqüenta e te direi quem és!
  • Em briga de namorados virtuais, não se mete o mouse!
  • Quem vê nick não vê cara e muito menos coração!
  • Quem não clica, se estrumbica!
  • Quem semeia e-mails, colhe SPAM!
  • Quando a esmola é grande o santo desconfia que veio algum vírus anexado!
  • Quando um não quer, dois não teclam!
  • Quem não clica não petisca!
  • Se Maomé não vai a montanha, ela lhe envia um e-mail!?
  • Um é pouco, dois é bom, três é chat!
  • Quem envia o que quer, recebe o que não quer!
  • Amigos, amigos, senhas à parte.
  • Devagar se vai a modem!
  • Vão-se os arquivos e ficam os backups!
  • Os maiores processadores estão nos menores micros!
  • Vírus no HD dos outros é refresh!
  • Quem clica seus males multiplica!
  • Quem cala, ou consente ou está teclando com alguém mais interessante!
  • Quem procura acha? Só se o site de busca for bom!
Autor: nunca vi mais gordo. Nem mais magro. Se souber, comunique-me.

5 de junho de 2009

Dicas para evitar a procrastinação


2como.gif (18250 bytes)

...como fazer muita coisa ao mesmo tempo sem procrastinar


Procrastinar é uma palavra horrorosa. Mais horroroso que ela só mesmo o hábito de procrastinar. Segundo o Aurélio, significa transferir para o outro dia, adiar, delongar, demorar, espaçar. Ou seja, empurrar com a barriga, deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Resultado: a lista de problemas à espera de solução ou de projetos que precisam ser despachados atormenta todo mundo. Atormenta os funcionários que dependem de uma resposta para continuar seu trabalho. E atormenta - com sentimento de culpa - quem deveria ter dado a resposta a tempo. Muitas vezes, a culpa (mais que justificável) pela procrastinação é do acumulo de tarefas. A falta de tempo também é um argumento bastante usado.

"É sempre angustiante e desgastante chegar ao final da tarde e perceber que quase nada de produtivo foi realizado", diz a consultora Maria Rita Gramigna, da MRG, consultoria de gestão e recursos humanos de Belo Horizonte. Maria Rita, que tem mestrado em criatividade na Espanha e é autora de dois livros, diz que é possível transformar procrastinação em ação. Como? Seguindo seus conselhos.

1 Primeiro (e indispensável) passo: arme-se de uma boa dose de humildade e reconheça que precisa mudar. Tome consciência de que você pode e é capaz de rever hábitos e atitudes. Não queira, no entanto, ver resultados no dia seguinte. "Uma pessoa determinada a mudar hábitos leva pelo menos seis meses para começar a ter um novo comportamento", diz Maria Rita.

2 Por onde começar? Pelo começo. Faça uma lista das atividades que mais tomam tempo na sua rotina. Coloque, por exemplo, conversas ao telefone, responder e-mails, contatos com clientes, novos projetos, treinamentos, almoços, viagens, e assim por diante. Depois priorize cada uma delas. Classifique as tarefas em duas categorias: urgentes e importantes. As urgentes são aquelas tarefas que devem ser resolvidas logo pela manhã ou no início da tarde. As importantes estão ligadas às metas e ao negócio - delas depende a sobrevivência de sua empresa no mercado.

3 Agora é a hora da verdade: você está dedicando mais tempo às coisas urgentes ou às importantes? É preciso que haja um balanço entre as duas. Lembre-se de não procrastinar as coisas importantes. São elas que garantem seu emprego no longo prazo.

4 Diante de uma coisa que você não gosta de fazer e de outra que gosta, qual você faz primeiro? A tendência de todo mundo é escolher a que mais gosta. Ou seja, procrastinar aquilo que nos desagrada. Só que a vida não é feita só de coisas boas. "É possível corrigir essa falha com um instrumento especial: a agenda", diz Maria Rita. Anote tudo o que você tem que fazer em cada dia. Faça isso de manhã ou na noite anterior. Ao final da tarde, verifique seu desempenho. "O simples ato de visualizar um trabalho realizado estimula a superação de novas metas", diz Maria Rita.

5 Você pode concluir que virou um procrastinador porque, realmente, está acumulando funções demais.
Então, meu caro, é hora de delegar. Não adianta querer controlar tudo porque o dia, infelizmente, nunca terá 30 horas. E, como já afirma a sabedoria popular, é melhor uma andorinha na mão do que duas voando. Uma última coisa: não confunda delegar tarefas com repassar responsabilidades. Quem responderá pelo resultado final será sempre você.

Fonte: http://vocesa.abril.com.br/edi9/como1.html

4 de junho de 2009

Cuidar que se ganha em se perder

Talvez seja a própria definição do poema de Camões que precisamos ter com nosso Pálido Ponto Azul: amor.

Com a previsão de escassez de água potável e com o ar cada vez mais poluído, desperta em nós a necessidade de cuidado. Cuidar do ambiente em que todas as formas de vida terráquea respiram e evoluem. Promover o progresso com consciência ambiental, garantindo o equilíbrio ecológico em nossa geração e nas outras que hão de vir.

Em termos práticos, o que cada um pode fazer e o que tem feito para manter e melhorar as condições ambientais em nosso planeta? Eu acredito na idéia de compensação e é isso que tenho tentato praticar nos últimos anos. Se eu não consigo ser disciplinado em algum aspecto, tento ser em outro. Exemplo: se faço muito uso de veículo automotor por necessidade profissional, realizo trajetos à pé ou utilizo transporte público sempre que há possibilidade. Se faço muito uso de equipamentos eletroeletrônicos, utilizo menos equipamentos elétricos e vice-versa.

Sabemos que podemos realizar várias outras boas práticas, como reduzir o uso de sacolas plásticas, praticar a coleta seletiva, poupar uso de energia elétrica e de água etc. Só a necessidade amadurecerá nossas atitudes.

Algo que pouco se comenta, são as propagandas em excesso de veículos de passeio, sempre associando o fato de que usar carro este ou aquele cria sensação de poder, liberdade, um estilo de vida. Isso causa um estímulo quase involuntário pela compra ou troca de veículos. Mais veículos, mais congestionamentos, mais poluição, menos qualidade de vida. Oxalá que um dia ainda possamos ler os dizeres nas campanhas publicitárias: "O Ministério do Meio Ambiente adverte: utilizar veículo automotor é prejudicial à natureza".

Divulgo um apelo em forma de trocadilho: "Chega de meio ambiente. Parta para um inteiro!"

Fonte da imagem: São Paulo Convention & Visitors Bureau

3 de junho de 2009

Explicando "Ai se sesse"

Esteja eu talvez um pouco saudosista, mas pode ser ledo engano.
É que, ao começar a escrever uma explicação para o título composto deste blog, acabei por chegar a um antigo website que havia produzido para meu irmão Júnior, com o intuito de promover a banda Juá - A Expressão Nordestina, da qual ele fazia parte.

Memoráveis e bons tempos aqueles, de boa, pura e regional música, de ritmos alegres, boas amizades e viagens. Sim! Um período que, somando os bons e maus momentos, afirmo que valeu a pena. Talvez porque era o último ano na faculdade e, entre todas as obrigações acadêmicas, as músicas do Juá embalavam e amenizavam as aflições de todos. Lembrando que, ao longo de quase todo o ano de 2002, era uma formação menor do Juá (Trio Baiock) quem animava nossas festas para arrecadação de fundos para nossa festa de formatura, que transformou-se depois numa confraternização ao término do ano letivo. O Trio Baiock era composto por Júnior Téo, Baal da Silva e Markim Slash.

Ao clicar na imagem acima, poderá visitar o website tal como foi deixado na época.

Enfim, deixa eu explicar que o nome (ou melhor: a expressão) que ajuda a compor o título desse blog, foi inspirado em um simples poema, divulgado pelo grupo musical Cordel do Fogo Encantado:

Ai Se Sêsse

Cordel Do Fogo Encantado
Composição: Zé Da Luz


Se um dia nois se gostasse
Se um dia nois se queresse
Se nois dois se empareasse
Se juntim nois dois vivesse
Se juntim nois dois morasse
Se juntim nois dois drumisse
Se juntim nois dois morresse
Se pro céu nois assubisse
Mas porém acontecesse de São Pedro não abrisse
a porta do céu e fosse te dizer qualquer tulice
E se eu me arriminasse
E tu cum eu insistisse pra que eu me arresolvesse
E a minha faca puxasse
E o bucho do céu furasse
Tarvês que nois dois ficasse
Tarvês que nois dois caisse
E o céu furado arriasse e as virgi toda fugisse

Um grande abraço ao brother Júnior, outro para o dear friend Baal que, indiretamente, acabaram provocando certo sentimento de saudade nesse momento.